<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, setembro 19, 2005

hellectro-crash! @ trampolim bar # 9 feat. Zentex 

1. hellectro-crash! @ trampolim bar é a designação de uma noite mensal organizada e dinamizada pela dupla tomarense BioniC cuja 9ª edição tem lugar no próximo sábado, 24 de Setembro, no Trampolim Bar de Torres Novas a partir das 22h00.
Nesta edição os BioniC terão, como tem sido habitual, a seu cargo a selecção muiscal mas o destaque vai para a actuação de Zentex [a.k.a. Yari, Pulsar / Traum] em formato live act. As imagens estarão a cargo da dupla Zayle&Sardin.

2. As noites hellectro-crash! @ trampolim bar existem deste Outubro de 2004, procurando afirmar-se como um espaço de divulgação das mais recentes e inovadoras correntes da[s] música[s] electrónica[s], principalmente nas sua vertentes mais dançáveis. Pelas anteriores edições destas noites passaram já vários projectos de algum modo ligados à[s] música[s] electrónica[s]: Beeper [Lisboa], Urb [Tomar], S.L.U.M. [Stereoboy + Urb, Tomar], Waste Disposal Machine [Tomar / Torres Novas] e hattemachin* [Londres].

3. Zentex é um dos alter-egos do produtor / dj finlandês Jari Marjamäki. Nascido em Turku, Finlândia, Jari mudou-se para Lisboa no princípio dos anos 90, cidade onde continua a viver. A sua carreira musical iniciou-se nos anos 90 quando o seu interesse no fervilhante cena da música electrónica o levou a adquirir algum equipamento electrónico. Algum tempo depois foi convidado para coloaborar com dois projectos musicais [Imago e XL] como programador e produtor, tornando-se depois membro permanente de ambas as formações. Rapidamente alargou o seu leque de colaborações, chegando a colaborar com meia dúzia de projectos musicais [modus operandi que ainda hoje mantém]. Como resultado destas colaborações, Jari manteve sempre o contacto com uma grande variedade de estilos musicais que lhe deram uma vasta experiência e uma sensibilidade próprias para a produção musical. Em 2001, Jari criou o pseudónimo Zentex para designar um projecto musical centrado na electrónica minimal / techno minimal, deep microhouse, algum electro e ocasionais momentos ambientais. Graças à sua já vasta experiência, não foi difícil transofrmar o projecto Zentex num live act completo que nos últimos anos integrou o cartaz de alguns dos mais importantes clubes, eventos e festivais portugueses [Número Festival, Boom Festival, Super Bock Super Rock, Optimushype@Meco, Blue Spot, etc]. Como Zentex, Jari viu já o seu nome ao lado de alguns dos mais relevantes projectos musicais do panorama electrónico internacional [Miss Kittin, Thomas Brinkmann, To Rococo Rot, Luomo / Vladislav Delay, Sami Koivikko, Legowelt, Jori Hulkkonen, Zombie Nation, etc].
Jari é ainda um dos fundadores da Pulsar, o conhecido colectivo sediado em Lisboa que tem sido responsável pela organização de alguns dos mais vibrantes eventos em Portugal.
Actualmente Jari desdobra-se pelos seus vários projectos, seja enquanto dj [DJ Yari] seja enquanto produtor [Zentex, Strip, PeakPong, 3 Wyze Men, Ballet Mecânico], para além de ser o responsável pela dinamização das noites da Pulsar e de organizar sessões de música electrónica improvisada.

4. Os BioniC são uma dupla que se juntou no contexto das noites Playground que durante alguns meses dinamizaram vários espaços nocturnos de Tomar, ntroduzindo na cidade um novo conceito de circulação nocturna pontuada pelas nova[s] música[s] electrónica[s]. Após vários de meses de bem-sucedida actividade regular, o Club Playground encerrou as suas actividades mas todos os seus impulsionadores se mantiveram ligados, de alguma forma, à música e à noite. João G. e Paulo B. são os dois elementos que constituem os BioniC, descrevendo-se com uma dupla de [anti-]djs. As suas escolhas musicais são ecléticas, ainda que privilegiando actualmente algum Electro e o Techno minimal alemão e norte-americano [US, Can.].

5.

hellectro-crash! @ trampolim bar
Trampolim Bar [Torres Novas]
Sábado, 24 de Setembro, 22h00 - 04h00
Live: Zentex
Anti-dj match: BioniC
Imagens: Zayle

|