<$BlogRSDURL$>

sábado, setembro 23, 2006

Electroni/Tech + Thisco = Samizdata Club 

No próximo sábado a dupla thomarense BioniC [mais o seu cumplíce dos visuais Sardin] regressam ao Trampolim Bar [Torres Novas] onde retomam o conceito Electroni/Tech, desta vez em colaboração com a Thisco para um Samizdata Club. A partir das 23h00, Sci Fi Industries, Shhh... e M-Pex actuam ao vivo com imagens a cargo de L'Ego. No resto da noite os BioniC apresentam o seu anti-dj match com imagens a cargo de Sardin.

Photobucket - Video and Image Hosting

Sci Fi Industries é o projecto pessoal de Luís van Seixas, músico e produtor profissionalmente ligado à área do restauro, e um dos mais interessantes projectos electrónicos nascidos em território nacional. Sem recorrer aos quase omnipresentes computadores para produzir a sua música, van Seixas parte das suas raízes musicais [electro-industrial-goth] para a construção de elaboradas composições electrónicas suportadas em ritmos e batidas que remetem para as arritmias dos primórdios do drum'n'bass. Além de músico e produtor, van Seixas é ainda fundador, com Fernando Cerqueira [SPH, Ras.Al.Ghul, Ras.Asad], da Thisco, provavelmente a única editora portuguesa com espaço para a música electrónica.

Photobucket - Video and Image Hosting

Shhh... é Rui Bentes. A estranheza do nome prolonga-se para a música que Bentes tem vindo a produzir sob a designação Shhh... - batidas fortes, camadas de samples que se entrecruzam e interpenetram dando corpo a uma electrónica impossível de catalogar e de díficil digestão para ouvidos poucos habituados a trabalhos que recusam cair no óbvio e que rejeitam enfileirar com modas, mais ou menos, passageiras. Shhh... é actualmente, apenas e só, um dos melhores três ou quatro projectos electrónicos a actuar a partir de Portugal.

Photobucket - Video and Image Hosting

Imaginem o som cristalino de uma guitarra portuguesa. Imaginem um laptop a debitar ritmos electrónicos. M-PeX, projecto de Marco Almeida, é isso mesmo. música electrónica com guitarra portuguesa. Ou talvez seja guitarra portuguesa com electrónica. Seja como for, M-PeX é dos mais refrescantes sons que se podem ouvir em Portugal actualmente. Marco Almeida aprendeu a tocar guitarra portuguesa com o seu avô e mais tarde a paixão pelas músicas electrónicas levaram-no a cruzar estilos musicais aparentemente inconciliáveis. Afinal é possível. O resultado não é fado, nem electrónica, nem apenas a soma dos dois - é algo mais: é algo de indefinível que nasce do casamento da tradição com a inovação.

Photobucket - Video and Image Hosting

|